terça-feira, janeiro 09, 2018

Folhado de Couve, Cogumelos e Batata

Neste tipo de receita é-me muito dificil indicar quantidades exactas. Como explicar quantidade de folhas de couve se o tamanho varia?? 😂

Eu faço tudo a olho, visualizo por exemplo uma forma tipo bolo inglês e vejo mais ou menos a quantidade de couves para a encher, não completamente, é claro porque ainda vai levar cogumelos. Quando sobra, não stresso, come-se à mesma.

Folhas de Couve (cortadas em pedaços pequeninos)
Batatas (cortadas em rodelas)
Cogumelos (usei os brancos)
4 Dentes de Alho (picados, fatiados, como preferirem)
1 Folha de Louro
Pimentão Doce
Pimenta Preta
Ervas de Provence
Azeite
Shoyu (a gosto, usei umas 3, 4 c.sopa)
1 Rolo de Massa Folhada (usei a rectangular do Lidl)
Água + 1 Pitada de Curcuma (para pincelar)

Cozi as couves já cortadas em água e sal. Quando cozidas retirei-as para um escorredor e na mesma água cozi as rodelas de batata (cuidado para não cozerem demais e desfazerem).

Numa frigideira bem grande (28cm) coloquei o alho, o louro, ervas de provence e azeite. 

Assim que aqueceu adicionei os cogumelos, 1/2 concha de água a ferver das batatas, shoyu, pimentão doce e pimenta preta. Mexi por 2, 3 minutos e adicionei as couves. Misturei tudo bem e provei para corrigir sal e temperos. (Cuidado que shoyu já é salgado e ervas secas também intensificam o salgado)

Na massa folhada dispus as rodelas de batata, deixando uma berma para depois fechar.
O Recheio, coloquei-o dentro de uma forma tipo bolo inglês, acalquei um pouco e depois virei sobre as batatas (achei que era mais fácil assim).

Cobri tudo com a massa. Pincelei com água + 1 pitada de curcuma (pode ser shoyu, ou até azeite+shoyu).

Levei ao forno a 180º. Esteve uns 15m com gás ligado por baixo mas como estava a demorar muito liguei a resistência de cima e foi mais rápido (cuidado porque queima rápido, é preciso estar de olho).

E pronto! Deixei arrefecer um pouco, transferi para um prato rectanguar e servi.

Notas: A massa folhada... comprei a rectangular do Lidl e pensei que fosse maior do que é. 😂 Resultado... tive que andar com alguns remendos para conseguir tapar todo o recheio que tinha. Safei-me mas... tenham isso em conta ao fazer a largura e a altura do recheio ou... comprem 2 rolos de massa pelo sim pelo não. 😂

Fiz só uma camada de batatas mas não se perdia nada se tivesse feito duas. Gostei do sabor e na foto nem se vê lá muito bem.

Se acharem que o salteado tem muito molho coloquem no escorredor um pouco.

Era para adicionar sementes de sésamo antes de ir ao forno (porque só assim agarram) mas como tive receio que queimassem e ficassem amargas desisti da ideia. Ainda tentei colocar fora do forno mas...já não agarravam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço